Histórias de Viajantes - A Odisseia da Voyager


 “Para aqueles que fazem música, em todos os mundos e em todos os tempos”.
Mensagem escrita no Voyager Golden Record

 
Há 300 anos apenas, a Holanda enviou pela primeira vez barcos que se aventuraram mar dentro e que deram meia volta ao mundo, reunindo conhecimentos do nosso planeta. Hoje já se enviaram naves espaciais a todos os planetas que os nossos antepassados conheciam.

Neste 6º episódio da série Coscos, Carl Sagan leva-nos ao interior do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia. Ali, no dia 8 de Julho de 1979, a espaço-nave Voyager II, iniciava a aproximação ao planeta Júpiter e às suas luas. Pacientemente explica-nos como funciona o mecanismo da espaço-nave Voyager, mostrando-nos como esta maravilha da técnica contribui de forma incrível, para o nosso conhecimento sobre os astros que nos são próximos.

Explica-nos ainda, como numa espécie de bilhar cósmico a Voyager, ao passar pelos planetas a partir de Júpiter, acelerou o seu caminho, ao ser impelida pela gravidade dos planetas por onde passava, de modo a conseguir ultrapassar o espaço para fora do sistema solar, tornando-se numa nave espacial interestelar, vagando para sempre no oceano cósmico.

Fala-nos também nos famosos discos dourados fonográficos (que eu tantas vezes já referi aos meus alunos), e que viajam a bordo de as naves Voyager I e II, que levam uma mensagem. Eles são um presente de uma ilha azul de civilização no oceano cósmico, para uma outra que o encontrar. Eles contêm também uma saudação em Inglês escrita à mão, que diz: “Para aqueles que fazem música, em todos os mundos e em todos os tempos”. Além de possuírem instruções de uso, contêm uma mostra de fotos, sons, saudações e uma hora e meia de música primorosa com os maiores êxitos da Terra, bem como imagens selecionados, com uma amostra da diversidade de vida e culturas da Terra, sendo dirigidos a qualquer forma de vida extraterrestre (ou a seres humanos do futuro distante) que os encontrem.

As viagens da Voyager de exploração e descobrimento, são as últimas de uma longa série, que caracterizou e distinguiu a espécie humana.

Nos séculos XV e XVI, podia-se viajar de barco de Espanha para os Açores em poucos dias, o mesmo tempo que agora se leva a cruzar aquele pequeno canal que separa a Terra da Lua.

Na mesma época demorava-se alguns meses para se atravessar o Oceano Atlântico e chegarmos aquele que então se chamava o novo mundo, as Américas.  Hoje levamos apenas alguns meses para atravessar o oceano do sistema solar interno e chegarmos a Vénus ou Marte, que são literalmente novos mundos à nossa espera.

Nos séculos XVII e XVIII, podia-se viajar da Holanda à China levando um ou dois anos, o mesmo tempo que agora se leva para se viajar da Terra a Júpiter.

Em comparação com os recursos económicos da sociedade daquelas épocas, custava mais mandar navios veleiros para o extremo oriente, do que custa agora mandar uma nave espacial para os planetas.

Refere a Holanda do séc. XVII, cujos cidadãos iniciaram o curso de uma vigorosa exploração planetária. Recentemente libertada do domínio espanhol a Holanda era uma sociedade revolucionária, mas também racional, disciplinada e criativa, que abraçou o espirito do esclarecimento europeu.

As viagens eram o sangue vital da nova republica e as expedições não tinham um âmbito apenas comercial, pois além dos apelos habituais de ganância, orgulho nacional e sede de aventura, os holandeses eram impelidos por uma vocação científica poderosa e uma fascinação pela novidade, novas terras, novos povos, novas plantas e animais.

Mostra-nos uma sala que na época era a Câmara de Amesterdão e que pela sua riqueza é a memória do orgulho nacional por suas conquistas e prosperidade. Nesta sala mostra-nos esculturas em alabastro, numa delas está Atlas suportando os Céus nos ombros, e em baixo, noutra bela escultura vê-se a Justiça, empunhando uma espada e uma balança em ouro, ladeada pela Morte e pela Punição. E quem é que a Justiça está pisoteando? São a Avareza e a Inveja, as deusas dos mercadores. Os holandeses sabiam que a procura desenfreada pelo lucro, era  uma ameaça séria à alma da nação.

Neste episódio Carl Sagan faz-nos compreender que a paixão pela exploração reside no coração do ser humano. O impulso de ir, de ver, de conhecer, de aprender, deixou expressão em cada cultura. Fala-nos da importância do estudo dessas viagens realizadas há alguns séculos atrás, fazendo uma ligação destas com as viagens espaciais aos planetas do sistema solar.

No fim, comandando a espaço-nave da imaginação segue a trilha da Voyager levando-nos aos anéis de Saturno e ao seu satélite Titã, a maior lua do sistema solar, cuja atmosfera é rica em moléculas orgânicas. E após explorar Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno, a nave Voyager continuará cruzando para sempre o grande oceano interestelar...



Fontes:
http://www.carlsagan.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan
http://www.documentarios.org/serie/de
http://www.aeroespacial.org.br/educac
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: